Alunos da Escola Estadual Mestra Bezinha Gandra de Itamarandiba avançam no Projeto Passaporte Mineiro do Conhecimento
Dois alunos da Escola Estadual Mestra Bezinha Gandra, Rafaella e Pedro, estão cada vez mais próximos de realizar um sonho internacional ao avançarem para a fase semifinal do Projeto Passaporte Mineiro do Conhecimento. Esta iniciativa, voltada exclusivamente para alunos do 1º ano do Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) do curso Técnico em Agropecuária, oferece a oportunidade de intercâmbio em um dos 32 países disponíveis para até 50 estudantes da rede pública estadual de Minas Gerais.
Com mais de 2 mil inscritos, Rafaella e Pedro estão entre os 200 semifinalistas que disputam uma das vagas. Para Rafaella, participar deste projeto é a realização de um sonho. “Nunca imaginei passar por isso, sou muito grata à escola pela oportunidade,” diz a aluna, emocionada. Pedro também compartilha do entusiasmo: “Meu sonho é estudar em outro país, e não esperava ter uma chance assim tão cedo.”
O intercâmbio, que acontecerá entre agosto de 2025 e julho de 2026, inclui todos os custos cobertos, desde moradia e alimentação até uma bolsa de 1200 reais mensais para os estudantes. A fase atual do projeto ocorre na cidade de Jaboticatubas, no Resort Village, onde os semifinalistas, acompanhados do vice-diretor da escola, Fernando Roberto, estão participando de uma imersão intensiva. A programação inclui palestras, oficinas e encontros projetados para preparar os estudantes e, ao mesmo tempo, selecionar aqueles que mais se destacarem para as tão cobiçadas vagas no intercâmbio.
Esta iniciativa é uma oportunidade única para os alunos, que poderão enriquecer sua formação acadêmica e pessoal, além de vivenciar uma nova cultura e expandir seus horizontes.
Por Fernando Roberto do Carmo