Escola Estadual Mestra Bezinha Gandra de Itamarandiba é reconhecida pela revista do Sebrae por projetos inovadores e parcerias proveitosas
A Escola Estadual Mestra Bezinha Gandra de Itamarandiba foi destaque na última edição da revista Sebrae, Histórias de Sucesso, nas páginas 20 e 21. A instituição foi reconhecida por seus projetos inovadores em educação empreendedora, que transformaram a escola e inspiram outros educadores.
A escola desenvolveu projetos que estimulam o empreendedorismo, como:
- Horta Geométrica: foi moldada no formato que cada canteiro, desenvolvido pelos alunos, representa uma empresa. Deram nomes, formato de empresa, divulgação, orçamento. Trabalhando assim o empreendedorismo com o Tecnico em Agropecuária.
- Gibiteca: espaço de leitura e estudos com criação de mascote.
- Mercadinho de Comportamento: iniciativa que ensina planejamento financeiro e compras e vendas.
A escola participou do Programa ALI em 2023, em parceria com o Sebrae Minas. A colaboração foi tão exitosa que as atividades continuaram após as intervenções do ALI.
Tiveram como resultados:
- Alunos e professores mais motivados.
- Novas parcerias e fortalecimento de instituições locais.
- Aprovação do segundo curso Técnico em Agropecuária.
- Concorrência a duas vagas para bolsa de intercâmbio de alunos no exterior.
"O programa do Sebrae Minas abriu muitas portas", afirma Fernando Roberto do Carmo, vice-diretor.
"A educação empreendedora mudou a mentalidade dos estudantes e profissionais", diz Maria Sirlene da Cruz, agente local de inovação.
A Escola Estadual Mestra Bezinha Gandra de Itamarandiba é um exemplo inspirador de como a educação empreendedora pode transformar vidas.